domingo, 12 de julho de 2009

Harmonização #7 - Baden Baden Golden (Cervejaria Baden Baden) com "Sonantes" (Sonantes)

Pessoal, neste fim de semana resolvi mais uma vez homenagear o Brasil, “o país dos feriados”. Como não trabalhei desde quinta-feira, procurei uma combinação que pudesse ser leve, relaxante, de certa forma diferente e ao mesmo tempo bastante prazerosa. Acredito que o objetivo tenha sido alcançado.

A cerveja selecionada vem de Campos de Jordão (SP). É a "Baden Baden Golden", uma cerveja do tipo Ale, diferenciada, encorpada e tem sabor levemente adocicado. Seu aroma frutado lembra especiarias, sendo muito apreciada por sua combinação exótica de trigo e canela.

O título do disco escolhido, que também se refere ao nome da banda, significa literalmente “aquele que produz som”, ou de uma forma figurada, “aquele que sente um som”. “Sonantes” é fruto de um projeto, ou melhor, de uma “convergência musical” segundo alguns críticos, que reúne a cantora Céu, Gui Amabis (compositor e produtor de background cinematográfico), Rica Amabis (trabalha com trilhas sonoras) e a dupla Pupillo e Dengue, a famosa cozinha da Nação Zumbi.

A primeira música é uma versão de "Carimbó" da banda Nação Zumbi, que se mostra ainda bastante presente, apesar do novo arranjo instrumental desta canção. Salta aos olhos a sensual e marcante voz de Céu, que nos acompanhará ao longo de quase todo o disco. Duas características também chamam muita atenção na taça de cerveja: a bela formação da espuma (muito bem apelidada de “creme”) e a atraente cor dourada que dá nome à cerveja.




“Miopia” é triste e ao mesmo tempo nos envolve em sua psicodelia. A voz e a guitarra nos levam a algumas reflexões ao longo da música. Após o primeiro contato com o líquido, alguns pensamentos também surgem em relação à cerveja, buscando entender como colocaram especiarias e frutas no produto de uma forma tão leve e agradável.

A música “Toque De Coito” dá uma visão mais contemporânea aos boleros e às noites boêmias, utilizando para tanto um clima bem sombrio. Ótimo momento para mais numerosos e frequentes encontros com a diferenciada parceira.

A instrumental “Mambobit” traz o caribe ao Brasil, adicionando MPB, música latina e ritmos regionais. Esta mistura musical também inspira as combinações contraditórias da cerveja. Sabor leve, mas presente. Tipo Ale, sendo assim de alta fermentação, mas de baixo teor alcoólico (4,5% vol. alc.). Possui malte de trigo sem ser uma tradicional “Weissbier” (cerveja de trigo)... Hora de completar a taça mais uma vez e mergulhar nestas excentricidades.

“Defenestrando” é a minha preferida. Penso que Céu deve sempre cantar esta música sorrindo, se divertindo muito com a companhia intensa da guitarra e da bateria. Pelo menos, é esta impressão que sua carismática voz passa. Procuro sorrir no mesmo ritmo, ao lado dos Sonantes e da "Baden Baden Golden".




“Quilombo te Espera” é a mais bonita da lista. Lembra os grandes sucessos da Clara Nunes, numa mistura de ritmos afro, reggae, samba, de um acabamento psicodélico e toques jazzísticos e eletrônicos. Aproveite esta música para aguçar os “sentidos”. Com a “visão” observe mais uma vez a bela união entre “creme” e líquido. Cada um em seu espaço espera ansiosamente o gole para o rápido encontro. O “olfato” é responsável por absorver o delicioso aroma de especiarias e frutas. Já a “audição” traz os batuques, a guitarra e a doce voz de Céu...




Para finalizar a tríade de belos sons seguidos, “Itapeva” chama atenção pelos arranjos de cordas e a composição das vozes. Momento este, de valorizar o “paladar”. Ele ressalta o sabor bem suave da cerveja, com o doce, o azedo e o amargo na medida certa, seguindo basicamente o aroma. O gosto residual se mantém agradável e duradouro.

Enquanto “Braz” reforça a beleza e leveza da voz de Céu, “Frevo da Saudade” finaliza o disco com uma roupagem bem moderna à tradicional música da metade do século passado. Suaves batidas eletrônicas fazem deste antigo sucesso, um hino que traduz a “convergência musical” e que ratifica a sonoridade dos “Sonantes”. Acompanhada da cerveja "Baden Baden Golden", é um casamento perfeito!

Aprecie esta união bem acompanhado e ótimo divertimento!!!

Dicas e curiosidades:

* Prefira as taças de boca mais larga a fim de que o aroma se desprenda mais facilmente durante a degustação. Cuide também da temperatura. Deguste esta cerveja com temperatura do líquido entre 4 e 7 °C;

* A cerveja "Baden Baden Golden" em sua versão de 600 ml custa aproximadamente R$ 10;

* Apesar de nacional, o álbum “Sonantes” foi lançado inicialmente nos EUA. Talvez, por isso, esteja disponível pela internet apenas a versão importada do disco, por aproximadamente R$ 60;

* Além dos integrantes “oficiais”, Jorge Du Peixe, Siba, Lúcio Maia, Beto Villares, Daniel Bozio, Toca Ogan, Fernando Catatau, Gustavo Da Lua, Pepe Cisneros, Sergio Machado, B-Negão e Apollo 9 também contribuíram com performances e, em alguns casos, com composições;

* O grupo “Sonantes” é na verdade o mesmo do projeto “3 Na Massa”, que no álbum “Na Confraria das Sedutoras“ fez um rodízio entre várias intérpretes femininas (entre elas Céu) e agora possui uma vocalista fixa.