domingo, 5 de julho de 2009

Harmonização #6 - Kirin Ichiban (Kirin Brewery Company) com "Exit" (Shugo Tokumaru)

Amigos, nesta semana o disco e a cerveja sugeridos são originários da “Terra do Sol Nascente”, o Japão. Ambos são leves, divertidos e trazem traços particulares do modo de vida e entretenimento oriental.

A cerveja escolhida é a “Kirin Ichiban”, da “Kirin Brewery Company” (fundada em 1907). Ela é uma cerveja Premium Lager que possui como principal característica ser uma cerveja de “arroz” (leva amido de milho e arroz em sua composição).

O disco para harmonização é o “Exit” do cantor/compositor e multi-instrumentista “Shugo Tokumaru”, cujo estilo e influências incorporam elementos da música pop, folk e eletrônica.

A primeira música se chama“Parachute”. Nela já podemos ter as primeiras percepções sobre as melodias melancólicas, as experimentações e os belos arranjos presente no disco. O instrumento xilofone marca sua bela e característica presença. O contato inicial com a cerveja “Kirin” também é positivo. Ela possui belíssimo rótulo artístico, que remete às milenares tradições nipônicas. A coloração do líquido é amarela brilhante com uma espuma de formação aerada.




“Green Rain” é a minha música preferida. A combinação dos instrumentos cria uma “desorganização organizada” num formato musical. Teclado, banjo e outros “personagens” trilham um caminho para que o vocal de "Tokumaru" nos traga uma certa paz oriental. O primeiro gole denota um sabor seco e delicado, levemente amargo e carbonatado.




As músicas “Clocca” e “Future Umbrella” trazem mais instrumentos para a festa num clima bastante hipnótico. Bom momento para “entender melhor” a cerveja “Kirin” e matar a curiosidade de experimentar uma cerveja do outro lado do mundo.

“Button”, uma das mais bonitas músicas do disco, é mais introspectiva e impressiona devido à bela interação entre os diversos instrumentos (até um balde de água aparece) e alguns samplers. Momento de completar novamente o copo e perceber que a espuma é permanente. Os aromas de grãos remetem a uma certa estranheza na percepção deste “atributo”.




“D.P.O” é bastante animada, sendo que o banjo e o xilofone comandam a “levada” da música. O drinkabillity desta cerveja é alto, tornando o ambiente mais próprio a este momento de diversão.
Em “Hidamari” o cantor mais uma vez faz uma interessante sincronia entre seu tranquilo vocal e os demais instrumentos. A cerveja nos deixa uma percepção de leveza, textura um pouco aguada, carbonatação acentuada e final ligeiramente metálico.

Intrumentos tradicionais como violão, flauta, banjo e outros menos usuais como panelas e frigideiras, xilofone, ukulele, theremin, blocos de madeira, balde de água, piano de brinquedo dão seu adeus. Enfim, uma experimentação sem fim com um resultado bastante agradável e natural. Bom divertimento!!!

Dicas e curiosidades:
* Deguste a cerveja com temperatura do líquido entre 0 e 4 °C.

* O nome da cervejaria “Kirin”, foi inspirado em uma criatura da mitologia chinesa, com corpo de veado, cauda de boi, cascos de cavalo, um único chifre e pelagem de cinco cores. Esta “imagem” é também um símbolo de bem-estar e fortuna.

*A cerveja "Kirin Ichiban" custa aproximadamente R$ 7.

* O álbum importado “Exit” pode ser encontrado por aproximadamente R$ 58.

* "Shugo Tokumaru" sabe tocar mais de 100 instrumentos;