domingo, 28 de junho de 2009

Harmonização #5 - Stone Levitation Ale (Stone Brewing Co.) com "Got To Be There" (Michael Jackson)

Amigos, já havia definido esta harmonização na semana passada. Comprei algumas cervejas do país escolhido e ouvi alguns artistas. Tudo isso até a quinta-feira, quando estava tomando uma cerveja em uma festa junina do trabalho e surge a notícia: “Michael Jackson morreu!”. Voltei para casa naquela noite com um desejo: homenageá-lo no post desta semana.

Diferentemente do que é divulgado por alguns, o maravilhoso “Off The Wall” não é o primeiro disco solo de "Michael Jackson". Seu álbum de estreia sem os irmãos foi “Got To Be There” em 1972 (enquanto ainda fazia parte dos “Jackson 5”). Por ser o primeiro contato de Michael com a carreira solo e ser este o meu primeiro contato com uma cerveja artesanal americana, este é o disco escolhido para a harmonização.

Já a cerveja que sugiro é a "Stone Levitation Ale". Produzida pela "Stone Brewing Co." da Califórnia, EUA, é classificada como “American Pale Ale” ou “Amber Ale”, por ser uma Ale com característica cor âmbar. Também possui baixo teor alcoólico (4,4% alc./vol) e amargor próprio das marcas desta cervejaria americana.

A primeira música do disco, “Ain't no Sunshine”, começa com uma linda combinação entre guitarra e o vocal “falado”. Quando Michael aparece, uma pergunta vem à minha cabeça: Como um menino de 13 anos consegue cantar com tamanha energia e imponência? Abra a cerveja, tome seu primeiro gole e responda se possível: Como uma cerveja com alto amargor desce tão fácil?

Enquanto a espuma cede e o aroma do lúpulo prende os sentidos, a segunda música impressiona ainda mais. “I Wanna Be Where You Are” é uma demonstração da potência da voz de Michael, com um balanço hipnotizante. “I Wanna be, I Wanna be, Oh!” Mesmo amarga, a cerveja possui uma certa doçura.




“Girl Don't Take You Love From Me”, “In Our Small Way” e o sucesso “Got To Be There” são músicas para se dedicar às pessoas amadas. E o pequeno MJ não se cansa em mostrar sua bela voz. Nas três músicas fiquei ainda mais impressionado com o aroma da cerveja (para mim seu ponto forte). Um aroma floral, gostoso, diferente...

A melhor música do disco e uma das melhores do artista é “Rockin´ Robin”. Também dentre as mais conhecidas, desperta a diversão dentro da criança "Michael Jackson" e nos convida a esquecer das tristezas da vida. Hora de encher a taça e aproveitar a beleza da espuma e a reluzente cor âmbar da cerveja, que no contraste com o creme produzido, resulta em uma interessante decoração da taça.




O melhor momento da voz do menino Michael aparece na dramática “Maria (You Were The Only One)”. Qualquer mulher atenderia aos pedidos do jovem cantor nesta música. É o que eu chamo de cantar “com o coração”, simplesmente emocionante...O amargor da cerveja se combina com a emoção transmitida pela música. Ambos, cerveja e música, cumprem incondicionalmente seu papel. “Is it the end?" Ainda não...

“You've Got A Friend”, música de Carole King famosa na voz de James Taylor (gravação do ano anterior), ganhou nova roupagem Rhythm & Blues na marcante voz do garoto “Michael Joseph Jackson”. Este foi o início da musicalmente incrível carreira solo de Michael.

Conheça mais da discografia do “Rei do Pop” e bom divertimento!

Dicas e curiosidades:
* Deguste a cerveja com temperatura do líquido entre 5 e 7 °C.

* Não use copos com boca fina, prefira as taças de boca mais larga para a fim de que o aroma se desprenda mais facilmente durante a degustação.

*A cerveja "Stone Levitation Ale", assim como outras cervejas artesanais americanas, não é comercializada no Brasil. Atenção Importadores!!!

* Em 2007, esta cerveja ganhou a medalha de ouro no “The Great American Beer Festival”.

*O álbum importado “Got To Be There” pode ser encontrado por aproximadamente R$ 100 na internet.

* Em 1972, Michael Jackson foi eleito o melhor vocalista masculino do ano por seu primeiro disco solo, "Got to Be There".

* Gostaria de agradecer ao Cássio Piccolo do Frangó, por ceder a cerveja para este blog (sem este auxílio, esta postagem não seria possível). O Frangó é um tradicional boteco da Freguesia do Ó (SP), que possui uma carta de cervejas de mais de 300 diferentes rótulos de todo o mundo. Para mais informações visite o www.frangobar.com.br