domingo, 4 de outubro de 2009

Harmonização #17 - 1906 Reserva Especial (Hijos de Rivera) com "Costa Azul" (Sidonie)

Pessoal, nesta semana a dica de harmonização vem da Espanha.

A cerveja selecionada é a "1906 Reserva Especial", da cervejaria "Hijos de Rivera" de La Coruña. Ela possui maltes tostados que lhe conferem uma bela cor, associada ao amargor do lúpulo.

A banda catalã "Sidonie", escolhida como opção musical para a harmonização, é composta por "Marc Ros" (vocal, guitarra e baixo), "Jesus Senra" (backing vocal, baixo, cítara, guitarra e violão) e "Axel Pi" (bateria e percussão). O disco sugerido é o “Costa Azul” de 2007, que combina pop e rock numa base rítmica brilhante e inspirada.

“Persona” dá início ao álbum com uma energia muito boa. Os vocais fazem a apresentação inicial, enquanto a bateria mantém o ritmo da música. A guitarra surge com riffs marcantes e solo autêntico. Quanto à cerveja, a cor âmbar chama a atenção enquanto a espuma se apresenta densa e com boa duração. O aroma remete à presença destacada do malte e do lúpulo.



A música seguinte dá nome ao disco. “Costa Azul” é mais lenta e bela, e demonstra a interessante combinação entre diferentes instrumentos. Interessante também é o contato inicial com o sabor da cerveja. O amargor se faz bastante presente, com final ligeiramente adocicado.

A guitarra, o baixo e a bateria controlam o andamento de “Sylvia”, enquanto “Los Olvidados” conta com a participação especial de "Miri Ros", irmã do vocalista "Marc Ros". Destacam-se neste momento a presença alcoólica da cerveja e a percepção de notas de banana que surgem no aftertaste.

Em “Nuestro Baile Del Viernes” a guitarra comanda as ações num convite para participarmos da festa. “Mi Canción de Domingo” segue a mesma linha da faixa anterior e reforça o convite também para um novo contato com o líquido. Este se apresenta levemente doce, com amargor destacado e final seco.



“Miles” é uma belíssima música e abre caminho para “Dandy del Extrarradio”, que possui uma levada bastante divertida. Em minha humilde opinião é a melhor faixa do disco. A guitarra faz uma perfeita parceria com os vocais e dá forças ao sentimento de liberdade e movimento. Mais uma boa oportunidade para encher novamente a taça e degustar novamente a 1906. O sabor se mantém característico e agrada paladares favoráveis à presença de um “declarado” amargor.



A faixa “Todo Lo Que Nos Gusta” poderia ser uma música do "Jayhawks" ou do "Wilco", bandas americanas que gosto bastante. A faixa é uma agradável mistura de rock e country, sem ser piegas ou cansar os ouvidos. Extremamente feliz, assim como a combinação do amargor e das notas florais que surgem na boca após a degustação.

Por fim, “Giraluna” encerra o disco com belas presenças vocais. Uma bela canção onde podemos validar a unidade e integração entre os músicos.

Boa diversão e ótima harmonização!!!

Dicas e curiosidades:

* Deguste a "1906 Reserva Especial" com temperatura do líquido entre 5 e 7 °C;

* O nome da cerveja foi escolhido para comemorar a data de fundação da cervejaria “Estrella Galicia”.

* A cerveja em sua versão garrafa 330 ml custa aproximadamente R$ 4;

* O CD importado é encontrado na internet por aproximadamente R$ 70;

* O nome da banda foi retirado de uma música cantada pela musa "Brigitte Bardot", no drama francês “Vida Privada” de 1962.

* Nos primeiros discos as músicas possuíam a maioria das letras em Inglês. Já os últimos trabalhos foram compostos na língua espanhola;

* Os integrantes da banda se basearam na obra do escritor americano "F. Scott Fitzgerald" para escrever as letras deste álbum;

* Catalunha é uma comunidade autônoma da Espanha, que possui a cidade de Barcelona como capital. Ela não é independente, mas tem autonomia nas suas decisões.