domingo, 21 de junho de 2009

Harmonização #4 - Old Speckled Hen (Greene King) com "The Stone Roses" (The Stone Roses)

Pessoal, a cerveja a ser degustada nesta semana é a "Old Speckled Hen", produzida pela cervejaria inglesa "Greene King" que mantém a liderança do mercado “premium ale” no Reino Unido. A cerveja é conhecida e classificada como uma "English Pale Ale ou Extra Special Bitter (ESB)", devido característica de maior amargor frente às demais cervejas.

Também é originário da Inglaterra o primeiro LP (homônimo) da banda “The Stone Roses”, que teve como formação clássica Ian Brown (Vocal), John Squire (Guitarra), Gary “Mani“ Mounfield (Baixo) e Alan “Reni” Wren (Bateria). O grupo surgiu na metade da década de 80 em Manchester, cidade inglesa que até hoje é vista como cidade origem do Britpop (abreviação de "British Pop", estilo de músicas de rock com arranjos tipicamente radiofônicos). Bandas como “Oasis”, “Happy Mondays”, “Joy Division”, “Smiths”, “Simply Red” e “New Order” deram seus primeiros passos no local, reforçando a importância da cidade para o cenário musical britânico.

Apenas dois discos foram lançados pelo "The Stone Roses", sendo o primeiro em 1989 e o segundo, “Second Coming”, cinco anos depois. A crítica foi mais positiva para o primeiro álbum, destacado neste blog para a harmonização.

“I Wanna Be Adored” apresenta a banda e mostra seu desejo. “Eu não tenho que vender minha alma...Eu quero ser adorado”. Enquanto Ian Brown compartilha este sentimento, é o momento de conhecermos a "Old Speckled Hen". Quando a colocamos na taça, percebemos que esta cerveja possui coloração âmbar e uma espuma bastante consistente.




Enquanto iniciamos a degustação da cerveja inglesa, “She Bangs the Drums” surge. Além da bateria, a guitarra é peça importantíssima da engrenagem. É uma boa música dançante para se curtir com uma ótima companhia. Nos primeiros goles percebemos um amargor bastante presente e uma agradável presença de gás. Prenúncio de uma interessante degustação e proximidade ao cenário inglês.




Agora se imagine nos anos 60, ouvindo "The Byrds" ou "The Monkeys"."Waterfall” traz a mente esta época, seja ela uma lembrança ou uma suposição. Enquanto isso a "Old Speckled Hen" apresenta uma interessante característica: rápida doçura inicial compensada por um amargor seco no sabor residual.

“Bye Bye Badman” e “(Song for My) Sugar Spun Sister” são músicas que me remetem à cena musical inglesa. Vocal calmo e presente, leve e intenso ao mesmo tempo, com uma “cozinha musical” que completa o universo sonoro. Mais uma vez o amargor da “English Pale Ale” chama a atenção, combinando perfeitamente com a imagem citada anteriormente.

“Made of Stone” traz à mente mais uma vez a bela influência do “The Byrds” enquanto “Shoot you Down” mostra que a parceria guitarra / voz está cada vez mais ajustada. Neste momento aprecie o aroma da cerveja britânica. Odores próximos a pães e ervas fazem uma agradável combinação e preparam os sentidos para a música final.

“I am the Ressurection” começa com uma bateria agressiva e uma guitarra mais uma vez participativa, sendo que o baixo e a voz nos envolvem junto à melodia e fazem do todo um belo encerramento. Para mim esta é a melhor música do álbum, principalmente pela diversão apresentada em sua segunda metade. A cerveja com teor alcoólico de 5,2% alc./vol agrada e se transforma numa parceira incansável da música de Manchester.




Viaje pelas sugestões da terra da rainha e bom divertimento!

Dicas e curiosidades:
* Deguste a cerveja com temperatura do líquido entre 5 e 7 °C.

* A tradução de Old Speckled Hen é “Velha Galinha Pintada. Esse termo era usado para se referir a um antigo carro produzido pela fábrica automobilística MG.

*A cerveja Old Speckled Hen, encontrada na garrafa de 330 ml, custa aproximadamente R$ 15,00.

*Já o álbum importado “The Stone Roses” pode ser encontrado por aproximadamente R$ 65,00.

* Em 2004, o jornal The Observer elegeu “The Stone Roses” o melhor álbum inglês de todos os tempos. O semanário NME já havia realizado uma votação e obtido o mesmo resultado.

* Waterfall e Don't Stop são praticamente a mesma música, sendo que a segunda é a primeira tocada de trás pra frente.