domingo, 1 de novembro de 2009

Harmonização #19 - Cerveza Schneider Rubia (CCU Argentina) com "Canciones con Fundamento" (Mercedes Sosa)

Amigos, nas últimas semanas, devido mudança de cidade, não pude comprar novas cervejas para degustação. Neste feriado resolvi fazer um estoque para garantir as postagens deste mês.

Hoje falarei sobre a cantora argentina "Haydée Mercedes Sosa", de 74 anos, que morreu no último dia 4 em Buenos Aires em consequência de uma doença hepática que piorou por complicações respiratórias. Sosa foi uma das intérpretes mais conhecidas da música regional latino-americana e uma das artistas mais famosas na Argentina depois de Carlos Gardel e Astor Piazzolla. Seu segundo disco, "Canciones con Fundamento" de 1965, mostrou ao mundo os lampejos de personalidade que a transformaram na voz de todas as vozes.

Para esta harmonização escolhi a "Schneider Rubia" (da fabricante "CCU Argentina"), uma cerveja autêntica, que possui equilíbrio entre cor, aroma e sabor, caracterísitcas das melhores cervejas Lager.

“Chacarera del 55” inicia ao som do violão e demonstra o que era o folk argentino dos anos 60. Já a cerveja tem uma bela cor levemente dourada e um leve aroma de maltes e cereais.

As músicas “El cachapecero” e “El cosechero” seguem a mesma toada, reforçando o aspecto de música de raiz do álbum. Enquanto a voz de Mercedes Sosa começa a se destacar, temos o primeiro contato gustativo com a cerveja. Ela possui carbonatação média e leve sabor com ligeiras notas de malte.

A voz e violão dão novamente as caras em “El viento duende”, faixa de grande energia e carisma. Já a cerveja Rubia possui discreto amargor no final, que persiste por pouco tempo na boca.

“La de los humildes” é uma das músicas mais belas do disco. Nela Sosa já dava mostras que seria uma voz que representaria seu povo. Uma nova taça traz à tona a beleza da espuma, branca e de bela formação.

Em “La zafrera”, mais uma vez nos encantamos com a imponente voz de Mercedes Sosa, enquanto que em “Los inundados” nos sentimos no interior da Argentina, nas vilas que margeiam os rios Paraná e da Prata. Uma bela paisagem para a refrescância desta cerveja.

“Zamba de la distancia” e “Zamba del riego” fecham o álbum e nos fazer entender um pouco o mito Mercedes Sosa. Não é o meu estilo de música predileto, mas ao ouvi-la senti um misto de respeito, gratidão e pesar pela sua recente morte. Assim como a cerveja Schneider Rubia, vale a pena conhecê-la.

Dicas e curiosidades:

* A "CCU ou Companhia Cervejeira Unidas" é um grande grupo chileno do setor de bebidas na América do Sul. A empresa é controlada pelos grupos Luksic (Quiñenco) e Heineken;

* A Schneider é produzida na Argentina desde 1912;

* A cerveja, na embalagem lata de 473 ml, custa aproximadamente R$ 4;

* O CD importado “Canciones con Fundamento” pode ser encontrado na Internet por aproximadamente R$ 30;

* Sosa era chamada carinhosamente por "La Negra". Para alguns devido aos seus longos cabelos escuros. Para outros, por causa de sua ascendência ameríndia (relacionada aos habitantes da América antes da chegada dos europeus). Também era conhecida como "a voz da maioria silenciosa", por sua defesa dos pobres e sua luta pela liberdade;

* O álbum foi originalmente lançado em 1965, no selo independente de seu marido "Manuel Oscar Matus";

* Aos 15 anos de idade, "Mercedes Sosa" debutou e venceu, sob o pseudônimo de "Gladys Osório", um concurso organizado pela LV12 "Radio Tucumán";

* O disco “Canciones con Fundamento” é uma compilação de músicas folclóricas da Argentina;