domingo, 19 de julho de 2009

Harmonização #8 - 8.6 Special Red Beer (Bavaria) com "Palomine" (Bettie Serveert)

Novamente me rendi ao poder das vozes femininas. A dica de harmonização desta semana traz um agradável encontro entre duas ruivas holandesas.

A cerveja é a Bavaria 8.6 Special Red Beer, do tipo Barley Wine (também conhecido por Malt Liquor). Ela possui uma bonita cor avermelhada como as bocks e um teor alcoólico de 7,9% vol. alc.

Já a indicação musical é “Palomine”, o álbum de estréia da banda “Bettie Serveert”. Formada em 1990, na cidade de Amsterdã, a banda tem como integrantes Carol Van Dijk (uma das ruivas holandesas citadas no primeiro parágrafo), Peter Visser , Herman Bunskoeke e Berend Dubbe. Seu pop/rock de canções simples e melódicas, foi bem recebido no circuito alternativo americano, o que estimulou o lançamento de outros sete discos ao longo dos últimos catorze anos.

A primeira música é "Leg". A voz de Van Dijk e a deliciosa combinação com a guitarra, baixo e bateria, anunciam uma interessante degustação. Busque a cerveja na geladeira, coloque a mesma na taça, aprecie a coloração âmbar e a formação da consistente espuma bege.

“Palomine” começa lenta, suave e doce. Mais uma vez a vocalista rouba a cena com o enérgico refrão, fazendo com que toda a música ganhe força na segunda parte. A 8.6 também possui um início doce e suave. Seu amargor aos poucos toma conta da boca, deixando um “aftertaste” doce e ao mesmo tempo ligeiramente amargo.



Em "Kid's Allright", a voz é firme e direta, é Rock and Roll...A melhor música em minha opinião, com uma ótima levada da bateria. Lembrei-me do grande amigo de pinga e de banda Gabriel, baterista, cachaceiro e aniversariante da semana. Parabéns amigo!!! Um brinde, com esta mistura exótica de notas de malte e caramelo.



“Tom Boy” também é muito boa. Nesta música, a guitarra nos presenteia com uma melodia leve e ao mesmo tempo divertida. Mais uma vez a voz e os instrumentos formam um casamento perfeito. Mais uma taça e o aroma percebido é bem frutado e tostado. Também uma ótima relação entre ambos.



A música “Balantine” remete a um som de garagem, bem cru, que se mantém melódico e muito bem feito. Da mesma forma que a música, o teor alcoólico é alto, forte, mas aceitável e muito bem entrosado com o sabor adocicado do malte.

“This Thing Nowhere” e “Healthy Sick” mantêm a característica rústica deste pop/rock agradável. A cerveja acaba tendo o drinkability um pouco prejudicado pelo adocicado, no entanto, encanta pela sensação alcoólica sem ser excessivamente carregada.

Por fim, em “Sundazed To The Core” a incansável voz de Carol Van Dijk nos chama para a parte final da festa. O encerramento da música é um belo “grand finale”.

Aproveite esta dica, conheça os demais discos da banda e boa diversão!!!

Dicas e curiosidades:

* Prefira as taças de boca mais larga a fim de que o aroma se desprenda mais facilmente durante a degustação. Cuide também da temperatura. Deguste esta cerveja com temperatura do líquido entre 4 e 7 °C;

* A cerveja Bavaria 8.6 Special Red Beer em sua versão Lata 500 ml custa aproximadamente R$ 8;

* No site da cervejaria holandesa existe uma ótima rádio online (http://www.bavaria86.com/). No momento que realizei o acesso estavam disponíveis músicas do Muse, Prince, Smashing Pumpkins e King Khan & The Shrine (provavelmente estarão em futuros posts).

* Disponível pela internet apenas a versão importada do disco, por aproximadamente R$ 50;

* “Bettie Serveert” significa em português "Bettie serve", nome de um programa de televisão, apresentado por Bettie Stöve, tenista holandesa que perdeu em Wimbledon, na final de 1977.