domingo, 2 de agosto de 2009

Harmonização #10 - Traquair House Ale (Traquair House Brewery) com "If You're Feeling Sinister" (Belle & Sebastian)

Amigos, nesta semana farei uma homenagem à minha esposa que fez aniversário ontem (01/08). A minha dica de harmonização retornará ao dia 26 de Outubro de 2001, data do primeiro grande show que vimos juntos (abraço ao amigo Fabião que também esteve presente naquela data). O ambiente não poderia ser melhor para o início do namoro, pois estávamos no “saudoso” Free Jazz Festival em São Paulo.

A banda que nos paralisou (e ao mesmo tempo nos chacoalhou) naquele dia foi o "Belle & Sebastian", banda indie pop escocesa formada em Janeiro de 1996 na cidade de Glasgow. São integrantes atuais da banda, o fundador "Stuart Murdoch" (vocais, guitarra e teclados), "Stevie Jackson" (vocais e guitarra), "Chris Geddes" (teclados), "Richard Colburn" (bateria), "Sarah Martin" (violino e vocais), "Mick Cooke" (trompete e baixo) e "Bobby Kildea" (guitarra e baixo). O disco escolhido é o segundo álbum da banda, “If You're Feeling Sinister” de 1996.

Da Escócia, terra do Whisky ou Scotch, também se origina a cerveja da semana. É a "Traquair House Ale", uma cerveja no estilo "Barley Wine", que pode acompanhar ou até substituir um Whisky Escocês. Ela tem como peculiaridade, ser fermentada durante um período de sete dias em barris de carvalho do século XVIII.

O disco começa com “The Stars of Track and Field”, música que é um bom exemplo do que virá por aí: uma levada semi-acústica sem distorção, piano e teclado das antigas, arranjos de cordas e metais e a bateria marcando o tempo de uma forma simples e agradável. Bom momento para uma análise visual da cerveja. Bela cor marrom escuro, com espuma de boa formação e curta duração. O som começa leve com um violão que gruda no ouvido e cresce com uma bateria incisiva no refrão. Ao sentir o aroma do líquido, crescem também as notas frutadas. Surge uma percepção de malte, ameixa, baunilha... Brilhante.

"Seeing Other People" é uma música doce com uma bela levada de piano. Aproveite o primeiro contato com a cerveja, descobrindo seu interessante paladar. Bom corpo, sensação suave de caramelo, levemente doce, notas de carvalho, aftertaste deliciosamente amargo com final robusto (teor alcoólico de 7,2% alc./vol) e perfeitamente constante.

Em “Me and the Major” a gaita (não é uma gaita-de-fole ) rouba a cena desde o início com muita energia, deixando um pouco de lado a linha depressiva e melancólica dos EPs iniciais. Ela embala o desejo de maiores e mais frequentes encontros com a cerveja. Ótima combinação entre a voz incansável de Murdoch, o complexo e adequado aroma da Traquair, a presença inquestionável das gaitas e o sabor equilibrado desta “Strong Scotch Ale”.

Na música "Like Dylan In The Movies", a banda brinca com letras que falam do simples cotidiano, com historinhas e referências musicais e literárias. O baixo acústico e o violoncelo fazem uma parceria sensacional do início ao fim. Hora de preencher a taça e sentir novamente o aroma deste ótimo líquido.

"The Fox In The Snow" é uma balada linda e ao mesmo tempo triste do disco. Chamam atenção os backing vocais da música. Um brinde à integração entre as vozes nesta faixa.

“Get Me Away From Here I'm Dying" é muito boa. Mais uma vez o violão segue em uma levada super interessante. O sabor tem ainda um gosto tostado no final, é intenso e complexo. Ótima combinação entre doce e amargo, uma cerveja equilibrada e muito saborosa com teor alcoólico interessante.

A faixa-título é ótima, para mim uma das melhores do disco. No início e ao longo desta canção, surgem sons de crianças brincando e se divertindo. “If You're Feeling Sinister” conta a história de dois jovens, Anthony e Hilary, que decidem morrer devido a problemas existenciais. A letra da música questiona a fé, a falta dela, enfim traz alguns minutos essenciais para um pouco de meditação.



Enquanto "Mayfly" segue como um belo exemplar do rock alternativo, com guitarra dedilhada e voz doce, "The Boy Done Wrong Again" com um arranjo comovente, é linda. O violão carrega a tristeza carregada da música e nos prepara para o final do álbum. A cerveja vai chegando próxima a temperatura ambiente, ficando ainda mais saborosa.

"Judy And The Dream Of Horses" é sensacional. Ela conta a história de Judy, uma adolescente rebelde que escreve uma triste canção. A história se projeta na mente enquanto o último gole se aproxima. Os trompetes fecham o disco com “chave de ouro”, num ambiente introspectivo e ao mesmo tempo alegre.



Ouça este disco muito bem acompanhado e boa diversão!!! Se há quase 8 anos atrás deu certo, pode acontecer novamente!!!

Dicas e curiosidades:

* Prefira as taças de boca mais larga a fim de que o aroma se desprenda mais facilmente durante a degustação. Cuide também da temperatura. Deguste esta cerveja com temperatura do líquido entre 8 e 12 °C;

* A cervejaria fica localizada ao lado de um prédio histórico, o "Traquair House", construído em 1107 que já chegou a ser casa “de caça” dos Reis e Rainhas da Escócia além de também ser local de refúgio dos padres católicos na época da dinastia Stuart;

* A Escócia protegeu o termo "Scotch" internacionalmente. Para que um whisky seja classificado como Scotch, deve ser fabricado exclusivamente na Escócia;

* A cerveja “Traquair House Ale” em sua versão 330 ml custa aproximadamente R$ 25;

* A versão nacional do CD custa aproximadamente R$ 25;
* O nome da banda é uma homenagem a "Belle et Sébastien", um livro infantil do escritor francês "Cécile Aubry" que narra a história do menino "Sébastien" e seu cachorro "Belle".

* Os shows de 2001 no Brasil foram a primeira vez que os integrantes do "Belle & Sebastian" saíram do circuito Estados Unidos/Europa para fazer uma apresentação. Naquela ocasião a vocalista e ex-integrante "Isobel Campbell" ficou com medo de subir no avião e não veio ao país;

* O "Belle & Sebastian" procura sempre se aproximar da platéia, cantando uma música regional ou característica do país. No Brasil escolheu “A Minha Menina", gravada pelos Mutantes em 1968;