domingo, 9 de agosto de 2009

Harmonização #11 - 1795 (Budejovicky Mestansky Pivova) com "Meditace / Kingdom Of Life" (The Blue Effect)

Esta semana farei uma homenagem ao país onde se originou a cerveja Pilsen. A escolhida da semana é a “1795", da cervejaria “Budejovicky Mestansky Pivova”, a mais antiga cervejaria da região da Boemia, República Checa, fundada em 1795.

A cerveja pilsen é conhecida por ser leve e descer fácil. O difícil foi encontrar uma banda checa que chamasse minha atenção. Neste momento deixo clara a influência do meu gosto pessoal, pois até tive contato com algumas bandas interessantes ("Fast Food Orchestra", "Lucie", "Pilsner Oiquell") que não acrescentaram muito a minha paixão musical. Estava quase desistindo quando encontrei a banda “The Blue Effect”.

Fundada no final de 1968 pelo baixista "Jiří Kozel", pelo guitarrista, flautista e cantor "Vladimir Mišík" e pelo baterista "Vlado Čech", o grupo ainda contou com a presença do guitarrista "Radim Hladík" no lançamento do primeiro álbum, “Meditace”. O disco é bastante interessante, pois além de ser o trabalho inicial da banda, teve uma versão com suas as mesmas músicas em inglês sob o nome de “Kingdom Of Life”.

A primeira música “Paměť Lásky / Kingdom Of Life” é quase toda recitada com diversas vozes ao longo da faixa. Ótimo momento para buscar a cerveja gelada.

“Blue Efect Street/ White Hair” diz no ato a o que veio. A guitarra já se mostra presente nos primeiros acordes e não sai mais da cabeça. Música muito boa, com ótima parceria entre voz e instrumental. Sensacional. A cerveja é dourada e possui agradável aroma de lúpulo e maltes, próximo ao das cervejas Lagers Premium. Espuma branca é bela e consistente, mas diminui rapidamente.



A agitação diminui inicialmente em “Fénix / You'll Stay With Me”. Leve dedilhado e lenta melodia. Ótimo momento para o primeiro gole. Sinta a refrescância e a leveza desta autêntica cerveja Pilsen, que combina muito bem com o início da música. O forte e interessante amargor se mostra presente enquanto a energia da canção renova a vontade de mais um “trago”.

“Stroj na nic / Brother's Song” já começa nervosa. Mais uma vez a guitarra mantém a animação no ápice. Algumas pitadas de “Blues” tomam corpo, enquanto “Eric Clapton” e o “Power Trio” do “Cream” surgem na mente. Aparece também o corpo macio, a textura leve e a média carbonatação da cerveja.

“Sluneční hrob / Sunny Grave” é linda e breve, assim como a cor e o copo da “1795”. Ótimo “drinkabillity”.

O blues “Little Girl” mostra que a flauta pode substituir a gaita. Não formalmente com a mesma característica, mas de um jeito anos 70, mais relax. A cozinha mantém o ritmo das coisas no lugar certo, enquanto a garrafa inconscientemente perde líquido para a taça.

Outra música muito boa é a “Deserted Alley”. A voz e o jeito de "Mišík" remetem aos versos de "Mick Jagger" e dos "Rolling Stones". Muito legal, belo balanço, boa diversão...



“Blues About Stone” é um clássico blues (até em sua longa duração) com uma pitada de rock progressivo (semente plantada que renderia frutos para a banda no futuro). Ótimo momento para reflexão. Vale a pena ressaltar a forte presença da voz de "Vladimir Mišík", numa bela parceria com os demais instrumentos. Boa hora também para aproveitar e ir ao banheiro.

A música “Rainy Day” retorna a um ambiente mais rock & roll. Ótima combinação entre a linha do baixo e bateria, assim como entre o lúpulo e o malte de cevada. Presença da guitarra no refrão e no encerramento é perfeita.

“Where Is My Star” finaliza o disco com um ar bastante setentista.

Depois do meu segundo post (França, semana de 07 a 13 de junho), esta foi minha maior descoberta musical neste blog.

Chame seu pai para esta degustação, feliz dia para os atuais e futuros pais e ótima diversão!!!

Dicas e curiosidades:

* Esta é uma tradicional cerveja Pilsen. Pegue seu copo preferido e se divirta. Deguste esta cerveja com temperatura do líquido entre 0 e 4 °C;

* O nome pilsen é derivado de Pilsen, nome alemão da atual cidade de "Plzeň", localizada na República Checa, onde este estilo de cerveja foi originalmente produzido;

* A cervejaria “Budejovicky Mestansky Pivova” produz e prepara seu próprio malte, utiliza o famoso "lúpulo de Saaz" e água de fonte própria retirada de mais de 270 metros abaixo da terra;

* Desde 2004 a União Européia decretou o uso do termo "Budejovické Pivo" (Budweiser Bier) como D.O.C, afirmando que a qualidade superior da cerveja está intimamente ligada à região onde é produzida;

* A cerveja “1795” em sua versão 500 ml custa aproximadamente R$ 10;

* A versão importada do CD custa aproximadamente R$ 60;

* O disco “Meditace/Kingdom Of Life” foi relançado 2 vezes nos anos 90 com várias faixas bônus;

* O segundo álbum da banda é uma fusão de rock e jazz com o grupo Jazz Q Praha. Ele se chama Coniunctio;

* A banda teve que mudar o nome nos anos 70 para "Modrý Efekt", devido ordem do governo comunista.