domingo, 16 de agosto de 2009

Harmonização #12 - Baden Baden 1999 (Cervejaria Baden Baden) com "Krig-Ha, Bandolo" (Raul Seixas)

Amigos, todos nós já tivemos nosso momento musical “Raulzito” ou ouvimos inúmeras vezes “Toca Raul” em alguma festa, show ou esquenta na casa de amigos. Mesmo muitas vezes gritado de forma irônica, é uma homenagem a um dos maiores roqueiro que o Brasil já teve. Como na próxima sexta-feira (21 de agosto) serão completados 20 anos sem Raul Seixas, o blog aproveita a data para dedicar a ele esta dica de harmonização da semana.

Raul Santos Seixas faleceu aos 44 anos, vítima de parada cardíaca. Seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante. O disco escolhido é o “Krig-Ha, Bandolo”, primeiro álbum solo do músico brasileiro.

A cerveja escolhida é a Baden Baden 1999, lançada em 2004/2005 para celebrar os 5 anos da própria cervejaria. Ela tem o estilo “Bitter Ale” com sabor pouco amargo e aroma frutado marcantes. Produzida a partir de maltes e lúpulos selecionados, esta cerveja utiliza um processo lento e cuidadoso de maturação que garante todo o seu sabor.

O disco começa com uma interpretação de Raul Seixas aos 9 anos de idade, cantando "Good Rockin' Tonight". A primeira música do disco é o sucesso “Mosca Na Sopa”. Musicalmente ele perturba nosso sono, com o som de batucadas, berimbau e palmas, indo destes até o mais puro Rock ‘n Roll. A cerveja possui bela coloração âmbar e espuma bege de boa formação, cremosidade e duração. O aroma é satisfatório e evidencia a presença do lúpulo.

Outro grande sucesso é “Metamorfose Ambulante”, onde Raul mostra diferentes faces e define a consciência humana. O paladar da “1999” é ótimo, com amargor agradável e leve carbonatação, percebendo-se algumas notas marcantes de cevada.



“Dentadura Postiça” fala sobre o nosso livre arbítrio com belas vozes numa espécie de coral, enquanto “As Minas do Rei Salomão”, com seu tom folk rock, pensa a relatividade da importância dos fatos e dos objetos. Nosso contato com a cerveja apresenta forte, porém interessante amargor no aftertaste, sensação metálica que perdura por um longo tempo, como todas e quaisquer bitter ales de respeito.

Violão e clima espacial abrem e percorrem “A Hora Do Trem Passar”, música lírica, mais acústica, com uma letra romântica. Porque não esperarmos e admirarmos a solidão do amanhecer, junto à ruiva companheira que possui ótimo equilíbrio entre o lúpulo, malte tostado e caramelo?

“Al Capone” traz o mais puro “rock and roll”. Nele encontramos Jimi Hendrix, Frank Sinatra, Júlio César, Al Capone, Lampião e até Jesus Cristo e a intrigante frase de Bob Dylan: “Não existe sucesso como o fracasso e o fracasso não é sucesso algum”.

“How Could I Know”, uma das mais belas músicas de Raul em minha opinião (apesar de meio piegas), seria uma canção para Elvis Presley. Momento perfeito para mais uma taça, onde podemos observar novamente as características visuais e olfativas da cerveja. Belíssima cor com aroma frutado ao fundo.

“Rockixe” apresenta a mediocridade e o ridículo do “way of life” comandado pela indústria capitalista. Mais uma vez a mistura de ritmos, o baixo, a bateria e os metais aparecem com grande força, dando à música um toque especial. O amargor se mostra bem definido, além da presença do álcool, que proporciona um adocicado que fez bem no conjunto.

“Ouro de Tolo” encerra de forma sensacional este histórico disco. A música é um tapa na cara dos valores do ser mediano, mostrando toda a mediocridade do ser humano. Uma grande e sincera conversa ao pé de ouvido, com final tão interessante e marcante quanto a Baden Baden 1999.



Aproveite esta dica, valorize a música nacional e boa diversão!!!

Dicas e curiosidades:

* Prefira as taças de boca mais larga a fim de que o aroma se desprenda mais facilmente durante a degustação. Cuide também da temperatura. Deguste esta cerveja com temperatura do líquido entre 5 e 7 °C;

* A cerveja inglesa Spitfire, também uma Bitter ale, foi a inspiração para o desenvolvimento da cerveja brasileira.

* A cerveja Baden Baden 1999 em sua versão garrafa 600 ml custa aproximadamente R$ 10;

* Até o dia 23/08 em SP, na compra de duas BADEN BADEN, o consumidor ganha uma luva gourmet. Outra opção é adquirir três BADEN BADEN para ganhar um balde de gelo customizado. Em 60 estabelecimentos acontece também a degustação com harmonização das cervejas.

* O CD é encontrado na internet por aproximadamente R$ 25;

* Raul foi ao Rio de Janeiro gravar seu primeiro disco ("Raulzito e os Panteras") em 1967, devido convite do amigo Jerry Adriani.

* Krig-Ha, Bandolo se refere a um grito de guerra de Tarzan que significa "Cuidado, aí vem o inimigo".

* Seu último disco, feito em parceria com Marcelo Nova (intitulado A Panela do Diabo) foi lançado um dia após sua morte.