domingo, 7 de junho de 2009

Harmonização #2 - St. Druon Sebourg (Brasserie Duyck) com Histoire de Melody Nelson (Serge Gainsbourg)

Pessoal, para este “post” escolhi uma cerveja e um disco da França, para homenagear os passageiros da Air France e celebrar o “Ano da França no Brasil”.

A cerveja que pesquisei e sugiro é a St. Druon Sebourg, da Fabricante Brasserie Duyck. Ela é original da Abadia de Sebourg e produzida com dois tipos de malte de cevada, um tipo de malte de trigo e três diferentes lúpulos aromáticos. Foi premiada “sabor do ano” na França em 1998. Possui teor alcoólico de 6%, além de ser uma “Bière de Garde, ou seja, elaborada no início da primavera para ser consumida no verão francês (sazonal).

Quanto à música, a escolha foi difícil. Acho que conhecia apenas Charles Aznavour e Gipsy Kings de origem francesa. Tive que deixar meu preconceito de lado e ouvir alguns artistas com a mente mais aberta. No final, gostei muito da experiência.

Então, o disco selecionado para a harmonização com a já citada cerveja é o “Histoire de Melody Nelson”, do artista, cantor e poeta francês Serge Gainsbourg. Ele, que também é o compositor do grande sucesso romântico (erótico para alguns) “Je t'aime moi non plus”, tinha como principais paixões o cigarro, o álcool e as mulheres. Sua vida girava entre seus versos com temas polêmicos, vários escândalos e suas belas amantes.

Semelhante ao famoso romance Lolita, de Vladimir Nabokov, o enredo do álbum se refere a um amor proibido entre uma adolescente, chamada Melody Nelson e Gainsbourg, um homem de meia idade.

Na primeira música, “Melody”, Gainsbourg compartilha seu prazer em dirigir seu Rolls-Royce 1910, de 26 cavalos. O baixo apresenta a música. Aos poucos a guitarra e a bateria aparecem e acompanham o diálogo entre o autor e o ouvinte. Aproveite para reparar na bela cor dourada da cerveja e seu forte aroma. Dê seu primeiro gole e sinta uma interessante contradição: o amargor do lúpulo versus seu sabor adocicado.



Em “La ballade de Melody Nelson”, Gainsbourg procura justificar a paixão à primeira vista. O baixo e as cordas tratam de ajudá-lo. O aroma (ponto alto desta cerveja) parece agora mais doce também, como a música e a voz de Melody Nelson.

Os questionamentos e a insegurança do relacionamento aparecem na música “Ah ! Melody”. Mais uma vez o baixo traz uma linha musical que nos guia e direciona aos demais instrumentos. Surgem os metais e apoiam as dúvidas de Gainsbourg. Continuo com algumas dúvidas também. A cerveja é doce ou amarga?

Charles Bukowski, poeta, contista e romancista americano de obra obscena e estilo coloquial, diria na música “L´Hotel Particulier” que o velho safado conseguiu o que queria (levar a jovem e “ingênua” Melody para cama). Parece que Gainsbourg se concentra ainda mais nesta música para nos contar sua “vitória”. Baixo, guitarra e bateria o acompanham do começo ao fim. A dúvida quanto à cerveja também some. A cerveja St. Druon é amarga, com um sabor residual doce, sem ser enjoativa.

Para mim, “En Melody” é a melhor música e mais animada do disco. O baixo é realmente destruidor e cria um ambiente “Rhythm and Blues”. Quando a guitarra se apresenta, também não faz por menos e dá o seu recado. Hora de colocar o restante do líquido na taça e degustar mais uma vez a saborosa e interessante cerveja!



Não deixe de conferir essa mistura e ... bom divertimento!

Dicas e curiosidades:
* Prefira novamente as taças de boca mais larga a fim de que o aroma se desprenda mais facilmente durante a degustação. Cuide também da temperatura. A recomendação da fabricante é degustar a cerveja entre 5 e 6 °C.

*O CD é importado e custa por volta de R$ 40. Já a cerveja St. Droun, encontrada na garrafa de 330 ml custa aproximadamente R$ 15.

* Em março de 2008, Jane Birkin (ex-companheira de Gainsbourg) fez shows no Brasil e não só cantava músicas do falecido amante como também relatava histórias da rotina com o célebre compositor. Ela gravou com ele o hit "Je t'aime, Moi Non Plus" e álbuns emblemáticos como “Histoire de Melody Nelson”, descrito acima.

* Na sexta-feira passada (05/06), estreou em São Paulo, no Sesc Paulista, a exposição "Gainsbourg, Artista, Cantor, Poeta, etc". A mostra faz parte do calendário do “Ano da França no Brasil” e ficará em cartaz até o dia 7 de setembro, com entrada gratuita.